Sobre a Banda


Godsmack







Banda de heavy metal/hard rock, 
formada em 1995, 
Bonston, Massachussets 


O fundador da banda foi o vocalista Sully Erna, que aos três anos e meio de idade passou a aprender a tocar bateria. Aos 17 anos, como vários garotos da idade, já tinha sua própria banda. Foi baterista em bandas como Meliah RageThe Fighting Cocks e Strip Mind, esta última encerrou suas atividades em 1994. Sully larga a música por aproximadamente um ano e após esse período decidiu formar uma nova banda, então chama seus amigos Robbie Merril (contra-baixo), Tommy Stewart (bateria) e Lee Richards (guitarra). Sully larga a bateria e assume os vocais. A banda recebe o nome de "Scan", logo trocado para "Godsmack".


Lee sai da banda alegando que o estilo da banda está se encaminhando para o Techno, mas na realidade porque ele queria compor suas próprias músicas. Para preencher a vaga a banda convida Tony Rombola para assumir a guitarra. Com a formação definida a banda faz sua primeira apresentação no "The Red Square".

Em 1996 a banda consegue dinheiro emprestado com alguns amigos e gravam o álbum  "All Wound Up", que é lançando com selo independente. Logo após a gravação do álbum Tommy se afasta da banda por problemas familiares. Convocam então Joe D´Marco para ficar temporariamente no seu lugar.



Em 1997 Tommy retorna ao seu posto no Godsmack, e é quando eles regravam o álbum "All Wound Up" e mudam seu nome para "God". O álbum é lançado pela Republic Records em 1998. A gravadora aposta na banda e os manda para a estrada entre 98 e 99. A banda realiza participações em shows do Black Sabbath, participações em festivais como Ozzfest e Woodstock.


Por estarem passando por uma ótima fase a gravadora decide divulgá-los mais lançando sigles como "Keep Away", "Voodoo" e "Whatever". Os singles estouram e conseguem permanecer no topo da parada da Billboard por cerca de 32 semanas.
No ano de 2000, a música "Time Bomb" sai no cd da trilha sonora de "Pânico 3", e "Going Down" vira trilha de "Missão Impossível 2".

A banda lança o segundo álbum intitulado de "Awake". A faixa título foi o primeiro single do segundo álbum, e até hoje a música "Awake" é considerada por muitos fãs, uma das suas melhores, senão a melhor.

Em 2002 é lançada uma faixa inédita "I Stand Alone", gravada exclusivamente para o filme "O Escorpião Rei". No mês de maio de 2002, "I Stand Alone" alcança a primeira posição na parada Mainstream da Billboard.


No mês de junho de 2002 o baterista Tommy Stewart deixa as baquetas do Godsmack para se dedicar aos seus próprios projetos, e em seu lugar entra o ex-Amem Shannon Larkin.

No ano de 2003 é lançado em fevereiro o novo single da banda, a música "Straight Out Of Line", que estréia em primeiro lugar na rádio WAAF de Boston. Logo em seguida, em 25 de fevereiro é lançado o video clipe de "Straight Out Of Line".


Em 2004 ficou mais de 11 meses em turnê com a Banda de Heavy Metal Metallica. Godsmack  ainda lançaram o acústico The Other Side, que inclui versões gravadas em acústico de várias músicas já lançadas pela banda, além de três novas faixas.




Lançou em 2006 o seu quarto álbum simplesmente intitulado IV, seguido de uma turnê que perdurou até agosto de 2007. O álbum IV alcançou o primeiro lugar no Billboard 200, vendendo mais de 211 mil cópias em sua primeira semana após lançamento 

Uma coleção “greatest hits” da banda foi lançada em 2007, Good Times, Bad Times - Ten years of Godsmack” .A coleção inclui todas as singles da banda, com exceção de “Bad Magick”, e um DVD de uma performance acústica da banda em Las Vegas no “The House of Blues".  O álbum chegou ao 35º lugar no Billboard 200, vendendo mais de 40.000 cópias em sua primeira semana após lançamento. Ele inclui um cover a música "Good Times Bad Times" de Led Zeppelin.


Billboard é uma revista semanal norte-americana especializada em informações sobre a indústria musical.  Anualmente, a revista entrega o Billboard Music Awards, um prêmio que honra os artistas e as canções mais populares de um certo ano. Os BMA's são entregues com base nos rankings de final de ano, que mostram quais foram às canções mais populares de cada ano. A Billboard é considerada a principal parada musical do mundo da música.



Após uma pausa de dois anos, Sully Erna anunciou em 2009 que estava escrevendo o novo álbum do Godsmack que provavelmente seria lançado em 2010. Motley Crue anunciou a programação para a sua turnê do festival anual de verão, Crüe Fest 2. Como resultado disso a banda teve de adiar o processo de escrita até a turnê terminar em setembro de 2009. 


Em 2010 chegou a vez do disco The Oracle que estreou no número n°1 na Billboard 200, vendendo 117.000 cópias em sua primeira semana de lançamento, tornando-se o terceiro álbum de Godsmack consecutivos a fazê-lo, e fazendo Godsmack a banda de rock sétima a chegar a número um com três estúdio consecutivos regular álbuns que são Faceless, IV, e The Oracle. Gravado e produzido por Dave Fortman, que já trabalhou com as bandas como Superjoint Ritual, Mudvayne, Otep, Slipknot, Ugly Kid Joe , Simple Plan e Evanescence.

A banda participou de programas de TV tocando Cryin' Like A Bitch, e iniciou a turnê The Oracle Tour com uma estrutura para os shows composta por um Oráculo atrás da bateria de Shannon Larkin, telas de alta definição e caixas de som que era suspensas por cabos de aço. The Oracle também ficou em 4° lugar no TOP 100 entre os álbuns de metal mais vendidos.



Em 2011 Godsmack participou de alguns festivais  como  Rockstar Energy Drink Mayhem Festival ao lado das bandas Disturbed e Megadeth. Foram 26 shows que ocorreram ao arredor dos EUA, logo após o Mayhem Festival Godsmack continuou com alguns shows e encerrou a turnê 2011 em Las Vegas no 48 Hours Festival.







Lançado em maio de 2012 o primeiro álbum ao vivo - Live & Inspirado. O álbum consiste em dois CDs, O primeiro contêm 13 músicas ao vivo gravado no Fox Theatre em Detroit Michigan no ano de 2007, e o segundo com 4 músicas covers ( de Joe Walsh, The Beatles, Pink Floyd e Metallica, a música Rocky Mountain Way de Joe Walsh foi o primeiro single a estrear pelas rádios). Mais um detalhe é que o book do álbum é composto por fotos dos fãs.

Edição de luxo do Live & Inspired. (Acompanha: 1 camisa edição limitada, 1 credencial Live & Inspired, baquetas Vic Firth, palhetas, souvenir de metal, e o álbum). A venda no site oficial do Godsmack.

Fonte: wilipedia.org, whiplash.net, godsmack.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário